Parkinson causa confusão mental?
Postado em: 02/11/2022
O Parkinson é uma doença degenerativa neurológica que pode causar tremores e lentidão dos movimentos. É caracterizada por tremor em repouso, rigidez muscular e dificuldade para se movimentar. Há também sintomas não motores como a diminuição do olfato, transtornos do sono, alterações intestinais, ansiedade, depressão e demência.
As principais perdas cognitivas na doença de Parkinson são: lentidão de pensamento, declínio da função de atenção, concentração e dificuldade para executar tarefas. Já a confusão mental em um paciente com Parkinson depende de vários fatores e do tempo de doença.
Idade avançada, instabilidade postural, confusão mental, alucinação ou psicose com uso de medicamentos, alteração no sono e comprometimento cognitivo leve estão associados à fases mais avançadas da doença de Parkinson.
Não são todos pacientes com Parkinson que terão esses sintomas. Uma vez detectados por neurologista, uso de medicações, indicação de terapia cognitivo comportamental e exames complementares podem ser necessários.Quer saber mais sobre o assunto? Consulte o neurologista Dr. Rubens Cury, especialista em Parkinson e cirurgia de DBS.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Rubens Cury Neurologista especialista em doença de Parkinson e TremoresMédico Neurologista especialista em doença de Parkinson, Tremor Essencial, Distonia, e Estimulação Cerebral Profunda (DBS, deep brain stimulation). Possui doutorado em Neurologia pela USP, pós-doutorado em Neurologia pela USP e Universidade de Grenoble, na França, e é Professor Livre-Docente pela USP.
Registro CRM-SP 131445