Tremor nas mãos: quais são as causas?

Tremor nas mãos é uma queixa relativamente comum no consultório do neurologista. Muitas pessoas procuram o médico pois estão preocupadas com o tremor; outras, porque o tremor está incomodando suas atividades quotidianas. Nesse texto e vídeo discuto um pouco as principais causas de tremor nas mãos.

Principais causas de tremor nas mãos

O tremor pode ser fisiológico, ou seja, normal. Ele ocorre em situações de estresse, ansiedade, nervosismo. O tremor fisiológico também aparece quando consumimos grande quantidade de cafeína por exemplo. No geral, não requer tratamento, apenas orientação.

Já há 2 tipos de tremor que podem ser secundários a alguma doença, como o tremor essencial e a doença de Parkinson. Embora ambos os tremores acometem às mãos, eles têm características diferentes.

Como é o tremor no Tremor Essencial?

O Tremor Essencial é o distúrbio do movimento mais comum do mundo, acometendo cerca de 1% da população. Ele tende a acometer as pessoas com o avançar da idade, mas em alguns casos pode surgir ainda na adolescência. Ele é caracterizado por um tremor fino e rápido das mãos, em especial quando a pessoa movimento a mão em direção a um objeto, quando segura um copo, uma caneta, um garfo ou por exemplo um pointer.

Tremor durante a escrita – tipicamente observado em Tremor Essencial

%imagem que representa filename%

Mais raramente, ele pode aparecer na voz (a fala fica tremida) ou na cabeça. O Tremor Essencial é conhecido como o “tremor do cafezinho”, pois classicamente aparece (ou piora) quando estamos segurando uma xícara (objetos pequenos).

Tremor Essencial costuma aparecer quando seguramos objetos pequenos, como a xícara de café

%imagem que representa filename%

Como é o tremor da doença de Parkinson?

A doença de Parkinson é caracterizada por 3 sintomas: bradicinesia, rigidez e tremor de repouso.

O tremor parkinsoniano é clinicamente descrito como sendo de repouso (com o braço parado em cima da mesa, ou no braço da cadeira, ou em repouso sobre a coxa), exacerbando­se durante a marcha, no esforço mental e em situações de tensão emocional.

Geralmente ele diminui com a movimentação voluntária do segmento afetado e desaparece com o sono. O tremor é o sintoma mais conhecido na doença de Parkinson. Ele costuma acometer a mão, e é chamado “tremor em contar moedas”.

Tremor de repouso – um dos sinais mais característicos da doença de Parkinson

%imagem que representa filename%

Acontece que na doença de Parkinson o tremor não está sozinho. Ele vem acompanhado de bradicinesia, que é um distúrbio caracterizado por lentidão dos movimentos na iniciação e execução de atos motores voluntários e automáticos.

No geral, o paciente ou a família nota que os movimentos gerais estão mais devagar no dia a dia da pessoa. Isso ocorre de forma progressiva, ao longo dos meses, e é quando a pessoa procura um médico neurologista para avaliação.

Outras alterações motoras associadas à bradicinesia são pobreza de movimentos manifestada por redução da expressão facial (hipomimia), diminuição da expressão gestual corporal, redução do balanço do braço durante a marcha (“marcha em bloco”) e redução da deglutição automática da saliva, levando a acúmulo e perda da saliva pelo lábio (chamada sialorreia).

Há outras causas de tremor nas mãos. No vídeo abaixo discuto em detalhes esses aspectos.

Fonte:

Shaking Hands: What Are My Treatment Options? 

Artigo escrito pelo Dr. Rubens Gisbert Cury

Médico Neurologista especialista em doença de Parkinson, Tremor Essencial, Distonia, e Estimulação Cerebral Profunda (DBS, deep brain stimulation). Doutorado em Neurologia pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado em Neurologia pela Universidade de São Paulo e Universidade de Grenoble, na França.


Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média 4.7 / 5. Votos: 32

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

icon
Enviando...
icon

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Rubens Cury Neurologista especialista em doença de Parkinson e Estimulação Cerebral Profunda

Médico Neurologista especialista em doença de Parkinson, Tremor Essencial, Distonia, e Estimulação Cerebral Profunda (DBS, deep brain stimulation). Possui doutorado em Neurologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Neurologia pela Universidade de São Paulo e Universidade de Grenoble, na França.
Registro CRM-SP 131445

Dr. Rubens Cury Neurologista
Contato

Rua Cristiano Viana, 328, cj 201
Pinheiros - São Paulo/SP

Responsável Técnico
Dr. Rubens Gisbert Cury
CRM/SP 131445 - RQE 64840

© Copyright 2024 - Shantal Marketing

...