Quando procurar um neurologista?
Postado em: 04/08/2021
Cefaléias, distúrbios do sono, dificuldades de movimentos (como tremores, tiques e doença de Parkinson), e alguns tipos de demência estão entre as doenças mais comuns de um consultório neurológico.
Como sabemos, o sistema nervoso é formado não apenas pelo nosso cérebro, mas também pela medula espinhal, raízes nervosas e nervos, além é claro, de músculos. O neurologista é o profissional responsável por manter, diagnosticar e tratar de todo esse sistema complexo.
Dessa forma, ele estudou profundamente as doenças neurológicas e possui grande conhecimento e experiência sobre medicamentos, interações medicamentosas e suas ações.
Mas afinal, quando eu devo procurar um neurologista? Em que situações eu preciso ficar atento para consultar esse profissional?
Afinal, quando devo procurar um neurologista?
Existem alguns sintomas que devem ligar o alerta para a procura de um neurologista. A mais comum, é quando aparecem dores de cabeça muito intensas, com características de enxaquecas.
Nestes casos, recomenda-se uma consulta de emergência para descartar qualquer problema neurológico.
Além deste, os outros sintomas comuns incluem:
Perda de memória ou confusão
Caso você apresente problemas extremos de memória, até mesmo combinados com mudanças de personalidade, confusão e problemas, torna-se necessário a visita a um neurologista.
Problemas do sono
Existem diversas formas de perdermos o sono. Contudo, existem alguns pontos do sono que não estão ligados a causas externas, e sim, a fatores neurológicos, como por exemplo, a narcolepsia.
Trata-se de uma desordem genética crônica, sem causa conhecida, que afeta o sistema nervoso central do nosso corpo.
Problemas na visão
Dificuldades para enxergar podem ser causadas por problemas no sistema nervoso, além de ser um sinal para você avaliar sua visão.
Problemas motores
Certos problemas de movimento e transtornos musculares correspondem à área de um neurologista. Entre os principais, podemos citar:
- Rigidez muscular;
- Problemas para caminhar;
- Movimentos lentos ao caminhar ou realizar qualquer ação, principalmente quando aparecem sem causa aparente;
- Dificuldade para mover qualquer músculo, principalmente de forma repentina;
- Tremores nas mãos ou em qualquer outra parte do corpo.
Fraquezas
Em casos de fraquezas repentinas, que afetam fortemente, ou um rápido declínio muscular, podem ser causados por condições mais graves, ou até mesmo, doenças do sistema nervoso.
Formigamento ou dormência
Em suma, sabemos que se tratam de sintomas comuns, principalmente quando ficamos muito tempo em uma posição que corta nossa circulação sanguínea.
Contudo, se este entorpecimento for contínuo, podem até significar outros problemas, como um derrame cerebral.
O neurologista está presente em consultórios, pronto-socorros, clínicas particulares e hospitais de média a alta complexidade, cuidando diretamente de pacientes, ou auxiliando outros médicos quando sintomas ou problemas neurológicos ocorrem no decorrer de alguma doença.
A neurologia, na verdade, é uma especialidade médica que engloba diversas doenças diferentes e ainda tem relação com outras especialidades, como a infectologia, psiquiatria, neurocirurgia e reumatologia.
Em muitas doenças neurológicas, o médico de família será a pessoa mais indicada para aconselhar a procura de uma consulta especializada. Geralmente, o doente poderá não ter conhecimentos ao nível da saúde que lhe permitam identificar a origem do problema no sistema nervoso.
Ainda tem dúvidas sobre quando procurar um neurologista? Entre em contato com o Dr Rubens Cury!
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Rubens Cury Neurologista especialista em doença de Parkinson e TremoresMédico Neurologista especialista em doença de Parkinson, Tremor Essencial, Distonia, e Estimulação Cerebral Profunda (DBS, deep brain stimulation). Possui doutorado em Neurologia pela USP, pós-doutorado em Neurologia pela USP e Universidade de Grenoble, na França, e é Professor Livre-Docente pela USP.
Registro CRM-SP 131445