Quais são os sinais prematuros do Parkinson?
Postado em: 02/08/2022
A doença de Parkinson é caracterizada por tremores e lentidão dos movimentos. Vale lembrar que nem todos com Parkinson têm necessariamente tremor.
Isso ocorre porque, a principal causa da doença é a redução de células da área do cérebro conhecida por substância negra.
Essa área do cérebro é que tem como função a produção de dopamina, neurotransmissor responsável por uma série de funções vitais, dentre elas, o controle dos movimentos.
No entanto, uma série de sintomas diferentes podem acometer indivíduos com a doença.
Muitos dos sinais prematuros do Parkinson são difíceis de serem associados à doença rapidamente.
Na maior parte dos casos, a doença acomete pessoas a partir dos 55 anos de idade.
Mas, alguns sinais podem ser emitidos cerca de 1 década antes da plena manifestação da doença.
Portanto, continue lendo e conheça quais são os sinais prematuros do Parkinson.
Os sinais prematuros do Parkinson:
Antes de as pessoas terem lentidão e tremor, alguns sintomas podem aparecer. Como eu disse, às vezes eles aparecem ANOS antes da doença.
Chamamos de sintomas prodrômicos do Parkinson.
São eles:
1. A fadiga é um dos sintomas mais comuns em pacientes com doença de Parkinson. A pessoa se sente desmotivada, cansada, sem vontade de fazer suas atividades cotidianas. Depressão pode também ocorrer.
2. Alterações do sono: em especial o Distúrbio Comportamental do Sono REM
Distúrbio Comportamental do sono REM: Muitas pessoas com doença de Parkinson apresentam sonhos vívidos, podendo gritar à noite, mexer os braços e as pernas, inclusive dando socos e chutes; isso chamamos de Distúrbio Comportamental do Sono REM.
3. A dor afeta entre 40 a 85% dos pacientes com doença de Parkinson. Em um estudo[rc1] realizado no pelo nosso grupo no Hospital das Clínicas 70% dos pacientes apresentavam dor. A dor costuma acometer mais a região dos ombros, como um peso.
4. Intestino preso (ou constipação) e alterações gastrointestinais são extremamente comuns na doença de Parkinson, em todas as fases da doença. Aproximadamente 60 a 80% dos pacientes com Parkinson apresentam sintomas gastrointestinais.
Os sintomas gastrointestinais já podem estar presentes na doença de Parkinson antes de o paciente apresentar tremor e lentidão. Isso mesmo, às vezes o intestino preso aparece anos antes e somente após esse tempo a pessoa desenvolve Parkinson.
[rc1]Link: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25217059/
5. Redução do olfato também pode preceder os sintomas clássicos da doença.
Diagnóstico e cuidados:
Esses, entre outros, são sinais prematuros que podem indicar a ocorrência da doença de Parkinson, antes que os sintomas característicos da doença sejam visíveis.
No entanto, são também comuns e não necessariamente estão sempre associados a esta doença.
Portanto, não se assuste! O diagnóstico médico é realizado mediante informações do histórico médico do paciente e da família, análise clínica de movimentos rotineiros e exames neurológicos.
Também para alcançar o diagnóstico, pode ser necessário um exame chamado TRODAT, que verifica a produção de dopamina.
Você pode ler mais sobre o diagnóstico da doença de Parkinson em nosso blog!
Não é necessário entrar em pânico caso tenha se identificado com algum dos sintomas mencionados.
O ideal é que, em casos de suspeita da ocorrência da doença, um neurologista seja procurado.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Rubens Cury Neurologista especialista em doença de Parkinson e TremoresMédico Neurologista especialista em doença de Parkinson, Tremor Essencial, Distonia, e Estimulação Cerebral Profunda (DBS, deep brain stimulation). Possui doutorado em Neurologia pela USP, pós-doutorado em Neurologia pela USP e Universidade de Grenoble, na França, e é Professor Livre-Docente pela USP.
Registro CRM-SP 131445