Estímulos cerebrais podem aliviar sintomas do TOC?

Postado em: 21/12/2022

Pesquisas mostram que nove em cada dez pacientes diagnosticados com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) conseguem melhorar com medicamentos e psicoterapia. Contudo, para o restante, essas abordagens não têm efeito, e os pensamentos obsessivos e persistentes, além dos comportamentos disfuncionais e ritualizados, não vão embora. 

Como alternativa para os casos resistentes, cientistas têm proposto o uso de estimulação cerebral profunda (DBS, sigla em inglês), uma técnica já bem estabelecida para doença de Parkinson. Um artigo publicado no Journal of Neurology Neurosurgery & Psychiatry mostrou que a DBS pode reduzir pela metade os sintomas de TOC grave. Além disso, dois terços dos pacientes relataram melhora significativa dois anos após o implante.

A estimulação cerebral profunda consiste na colocação de eletrodos em certas áreas do cérebro para regular impulsos elétricos anormais. Eles ficam conectados a um neuroestimulador implantado sob o couro cabeludo ou abaixo da clavícula. O funcionamento é semelhante ao de um marcapasso cardíaco, e a programação da intensidade dos estímulos é feita periodicamente com um pequeno aparelho eletrônico que o médico aproxima do neuroestimulador.

Há mais de uma década, a técnica tem beneficiado pacientes com Parkinson, reduzindo os tremores e a rigidez muscular que caracterizam a doença. A abordagem bem-sucedida incentivou cientistas a investigar o potencial da DBS para pessoas com TOC grave resistente à terapia padrão.

O neurologista Dr. Rubens Cury é especialista em Parkinson e cirurgia de DBS.

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média 0 / 5. Votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

icon
Enviando...
icon

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Rubens Cury Neurologista especialista em doença de Parkinson e Tremores

Médico Neurologista especialista em doença de Parkinson, Tremor Essencial, Distonia, e Estimulação Cerebral Profunda (DBS, deep brain stimulation). Possui doutorado em Neurologia pela USP, pós-doutorado em Neurologia pela USP e Universidade de Grenoble, na França, e é Professor Livre-Docente pela USP.
Registro CRM-SP 131445

Dr. Rubens Cury Neurologista
Contato

Rua Cristiano Viana, 328, cj 201
Pinheiros - São Paulo/SP

Responsável Técnico
Dr. Rubens Gisbert Cury
CRM/SP 131445 - RQE 64840

© Copyright 2024 - Shantal Marketing

...