Doença de Parkinson: causas, sintomas e tratamentos
Postado em: 09/06/2022
O que é doença de Parkinson?
- A doença de Parkinson é uma doença causada pela redução de dopamina no cérebro e acomete milhões de homens e mulheres em todo o mundo, em geral na faixa etária de 50 a 65 anos. Embora menos comum, cerca de 15% dos acometidos têm menos de 50 anos.
- Ela foi descrita em 1817 pelo médico inglês James Parkinson e é uma doença crônica, sem cura, mas que tem tratamento.
Quais os principais sintomas?
- A redução da dopamina leva a lentidão dos movimentos, como andar, se vestir, tomar banho, abotoar uma camisa ou amarrar um cadarço.
- A lentidão vai surgindo devagar e vai piorando progressivamente se não for tratada.
- O tremor é presente em 75% das pessoas com Parkinson, em geral quando braço está parado (tremor de repouso).
- Outros sintomas incluem voz baixa, letra pequena, desequilíbrio, redução do olfato, intestino preso e sonhos vívidos.
Por que ela surge? Tem como evitar?
- Apenas 10% das pessoas com Parkinson têm alguma alteração genética. As outras pessoas acometidas não têm um gene identificado e fatores ambientais, pelo menos em parte, podem explicar o surgimento da doença.
- Sabemos que a exposição a agrotóxicos e à poluição aumentam o risco de uma pessoa ter Parkinson. Traumas cranianos e consumo de laticínios também.
- Mas sabemos que apenas os fatores ambientais não bastam. É provável que haja uma interação em predisposição genética + fatores ambientais que levem à doença.
- Não tem como evitar de desenvolver uma doença, mas você pode diminuir a chance através de uma alimentação anti-inflamatória como o consumo de carnes brancas, leguminosas, vegetais e frutas.
Como é feito o tratamento?
Atividade física e exercícios físicos reduzem a evolução da doença.
Medicações que repõem a dopamina são a chave para o tratamento, e são prescritas por um neurologista.
Em alguns casos, a cirurgia de estimulação cerebral profunda (DBS), que consiste na colocação de dois eletrodos cerebrais, pode ser tentada.
No vídeo abaixo detalho aspectos gerais da história, sintomas, diagnóstico e tratamento da doença de Parkinson:
Fonte
Artigo escrito pelo Dr. Rubens Gisbert Cury
Médico Neurologista especialista em doença de Parkinson, Tremor Essencial, Distonia, e Estimulação Cerebral Profunda (DBS, deep brain stimulation). Doutorado em Neurologia pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado em Neurologia pela Universidade de São Paulo e Universidade de Grenoble, na França.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Rubens Cury Neurologista especialista em doença de Parkinson e TremoresMédico Neurologista especialista em doença de Parkinson, Tremor Essencial, Distonia, e Estimulação Cerebral Profunda (DBS, deep brain stimulation). Possui doutorado em Neurologia pela USP, pós-doutorado em Neurologia pela USP e Universidade de Grenoble, na França, e é Professor Livre-Docente pela USP.
Registro CRM-SP 131445