Como é a consulta com um neurologista?

Postado em: 04/08/2021

Milhões de pessoas no mundo possuem alguma doença neurológica. E o mais alarmante: muitas dessas pessoas não realizam consultas médicas.

A consulta preventiva e rotineira é de extrema importância para prevenir as doenças do trato nervoso. Além disso, através desta consulta é possível encontrar a causa de qualquer desconforto ou incômodo.

A neurologia pode ser uma das especialidades mais complexas na medicina, pois abrange algumas outras especialidades como a psiquiatria, endocrinologia, otorrinolaringologia, cardiologia, reumatologia, hematologia, dermatologia entre outros. 

Afinal, quanto mais cedo é identificado o problema, mais rápido é o seu tratamento.

Dessa forma, como funciona a consulta com esse profissional? Ela é parecida com uma consulta comum?

Essas e outras respostas você contra aqui!

Como funciona a consulta com o neurologista?

Exame neurológico

Um exame neurológico tem diversas etapas e técnicas. Seu principal objetivo é analisar as diferentes funções do sistema nervoso central.

São feitas manobras ou movimentos. A partir disto, observa-se como o paciente reage a esses estímulos. Com isso, o neurologista entende como o sistema nervoso está funcionando.

O exame pode ainda ser dividido em algumas partes: consciência, atenção, linguagem, funções cognitivas, marcha, equilíbrio, força motora, movimentos anormais, sensibilidade e  nervos cranianos.

Consultas rotineiras

Em consultas rotineiras, o neurologista costuma iniciar a mesma com perguntas. Por exemplo: como está a alimentação, histórico de doenças na família, uso de remédios, bebidas alcoólicas.

Além disso, o médico neurologista irá realizar exames clínicos para detectar alguma doença ou condição no paciente. Isto inclui pele e músculos, teste de reflexos nervosos e postura do paciente.

Quando o paciente já chega no consultório com algum sintoma, toda consulta será voltada para o problema. Da mesma forma, serão feitas perguntas sobre a rotina da pessoa. Após a análise dos sintomas e o resultados dos exames neurológicos, o médico decidirá qual será o tratamento para seu paciente.

Ele pode ainda, indicar outros médicos para que haja mudança em alguma rotina de vida.

Para facilitar todo este procedimento, recomenda-se que haja uma parceria entre o paciente e o médico. Dessa forma, leve pra sua consulta os remédios que você toma, faça um histórico de saúde com os problemas que já teve e resultados de exames.

Primeira consulta

É natural que o paciente, em sua primeira consulta com o neurologista, queira saber qual é o tipo de transtorno que tem e como esse distúrbio vai afetar sua vida diária. Como dito anteriormente, além de levar seus dados detalhados para facilitar a consulta, fale tudo para seu médico.

Isto inclui tudo o que for relevante, sintomas e quanto tempo sofre com eles. Faça consultas de acompanhamento se for necessário e faça tudo o que for orientado pelo neurologista. Caso seja possível, leve também alguma pessoa próxima, para ajudar a tirar dúvidas e fazer anotações importantes.

Em situações que não deixam dúvidas ao doente e família que se trata de um problema neurológico, a primeira abordagem pode ser, de imediato, uma consulta especializada com um neurologista!

Você ainda tem dúvidas sobre as consultas com um neurologista? Entre em contato com o Dr. Rubens Cury!

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média 4.3 / 5. Votos: 15

Seja o primeiro a avaliar este post.

Dr. Rubens Cury Neurologista
Contato

Rua Cristiano Viana, 328, cj 201
Pinheiros - São Paulo/SP

Responsável Técnico
Dr. Rubens Gisbert Cury
CRM/SP 131445 - RQE 64840

© Copyright 2024 - Shantal Marketing

...