O que é e o que causa tremor fisiológico?
Postado em: 13/03/2023
O tremor fisiológico é um tremor normal que pode ser observado em pessoas saudáveis. Normalmente, ele é mais pronunciado durante movimentos ou atividades, como segurar um objeto com as mãos ou estender os braços, e pode desaparecer quando a pessoa está descansando.
Esse tipo de tremor é considerado um tremor de ação e ocorre devido a uma oscilação natural e rítmica dos músculos, que é amplificada pela ativação das fibras musculares e pelo sistema nervoso. Em pessoas saudáveis, o tremor fisiológico é leve e não afeta a vida cotidiana. No entanto, em certas situações, como durante momentos de estresse, fadiga ou doenças, o tremor fisiológico pode se tornar mais pronunciado.
Embora a causa exata do tremor fisiológico ainda não seja completamente compreendida, acredita-se que ele seja influenciado por diversos fatores, tais como:
- Genética: o tremor fisiológico pode ser herdado de um ou ambos os pais;
- Estresse: estresse emocional ou físico pode piorar esse tipo de tremor;
- Fadiga: fadiga física ou mental pode tornar o tremor mais perceptível;
- Substâncias: a cafeína, drogas e medicamentos podem aumentar o tremor;
- Condições médicas: o tremor fisiológico pode estar associado a condições médicas, como tireoidite, hipoglicemia e outras.
A avaliação do neurologista é fundamental para fazer o diagnóstico do tremor e propor um tratamento adequado.
Dúvidas? O neurologista Dr. Rubens Cury é especialista em Tremores e cirurgia de DBS.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Rubens Cury Neurologista especialista em doença de Parkinson e TremoresMédico Neurologista especialista em doença de Parkinson, Tremor Essencial, Distonia, e Estimulação Cerebral Profunda (DBS, deep brain stimulation). Possui doutorado em Neurologia pela USP, pós-doutorado em Neurologia pela USP e Universidade de Grenoble, na França, e é Professor Livre-Docente pela USP.
Registro CRM-SP 131445