Pessoas jovens têm Parkinson?
Postado em: 25/11/2022
Por muito tempo, a doença de Parkinson foi considerada uma patologia da terceira idade. Quando o ator americano Michael J. Fox, de 55 anos, contou ao público que era um parkinsoniano desde os 29 anos, o mundo abriu os olhos para o Parkinson em jovens.
A doença de Parkinson, na maioria dos casos, surge após os 60 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em cerca de 10% dos pacientes, a doença se manifesta antes dos 50 e, assim, é conhecida como Parkinson de início precoce. Entre todos os pacientes, estima-se que apenas 2% tenham menos de 40 anos de idade.
Modificações genéticas e fatores ambientais, como exposição prolongada a agentes químicos, podem de alguma forma ser considerados causas do problema.
Independentemente da idade em que surge, os sintomas são semelhantes. No entanto, alguns estudos mostram que em pacientes jovens, a doença pode evoluir mais lentamente, porém pode provocar mais movimentos musculares involuntários e doloridos.
Por outro lado, jovens com Parkinson tendem a ter menos desequilíbrio e instabilidade. A forma como os jovens lidam com a doença costuma ser diferente. Ser afetado por uma doença progressiva tão cedo na vida é um enorme desafio não só fisicamente, mas profissional e socialmente também. Muitos pacientes escondem a doença dos amigos e colegas de trabalho.
Quer saber mais? Consulte o neurologista Dr. Rubens Cury, especialista em doença de Parkinson e cirurgia de DBS.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Rubens Cury Neurologista especialista em doença de Parkinson e TremoresMédico Neurologista especialista em doença de Parkinson, Tremor Essencial, Distonia, e Estimulação Cerebral Profunda (DBS, deep brain stimulation). Possui doutorado em Neurologia pela USP, pós-doutorado em Neurologia pela USP e Universidade de Grenoble, na França, e é Professor Livre-Docente pela USP.
Registro CRM-SP 131445