Sintomas de Parkinson em idosos
Postado em: 21/11/2022
A doença de Parkinson é marcada pela degeneração progressiva dos neurônios produtores do neurotransmissor dopamina, relacionados ao domínio sobre os movimentos do corpo. Esse processo de destruição das células nervosas ocorre em vários cantos do cérebro e gera, na maioria das vezes, sintomas como rigidez muscular e tremores involuntários. Acomete indivíduos a partir dos 50 e 60 anos.
Nem sempre são eles que denunciam o quadro. Há parkinsonianos que nunca apresentam esse sintoma – e vale esclarecer que os tremores podem ser sinal de outros problemas. Os sintomas do Parkinson são:
▪️ Tremores involuntários em situação de repouso;
▪️ Rigidez muscular;
▪️ Lentidão de movimentos;
▪️ Passos mais lentos e arrastados;
▪️ Perda das expressões faciais;
▪️ Depressão;
▪️ Constipação;
▪️ Dores musculares.
Quanto mais precoce for realizado o diagnóstico, melhor para a manutenção da qualidade de vida do paciente. Entre os recursos terapêuticos temos medicamentos, cirurgia e até o implante de marcapasso cerebral, instalado dentro da cabeça em uma cirurgia, para bloquear os sinais nervosos que resultam nos tremores e na rigidez muscular. A família tem um papel essencial no tratamento. Além de contribuir para que os remédios sejam administrados nos horários corretos, os cuidadores ajudam nas necessidades física e emocional no dia a dia do paciente.
Dúvidas? Agende uma consulta com o Dr. Rubens Cury, especialista em Parkinson e cirurgia de DBS.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Rubens Cury Neurologista especialista em doença de Parkinson e TremoresMédico Neurologista especialista em doença de Parkinson, Tremor Essencial, Distonia, e Estimulação Cerebral Profunda (DBS, deep brain stimulation). Possui doutorado em Neurologia pela USP, pós-doutorado em Neurologia pela USP e Universidade de Grenoble, na França, e é Professor Livre-Docente pela USP.
Registro CRM-SP 131445