Ultrassom para o tratamento do Parkinson e do Tremor Essencial
Postado em: 20/10/2022
Essa semana saiu uma reportagem no site Olhar Digital intitulada: “Parkinson: tratamento revolucionário elimina tremores de pacientes”.
A reportagem traz uma matéria sobre o Exablate Neuro, trazido ao país pela Strattner, empresa de inovação em produtos para a área da saúde. Em linhas gerais, é um aparelho de ultrassom de alta intensidade extremamente preciso que consegue atingir regiões profundas do cérebro e aliviar determinados sintomas, explicados abaixo.
Como funciona o ultrassom?
Basicamente a pessoa fica deitada em uma máquina de ressonância magnética em uma clínica ou hospital, onde uma espécie de capacete é colocada. Desse capacete serão emitidas as ondas de ultrassom que irão atingir uma região profunda do cérebro que está doente.
A equipe médica fica em uma sala ao lado, observando todo o procedimento, e controlando a potência do ultrassom. O ultrassom irá corrigir uma determinada região cerebral afetada.
Geralmente, a região atingida pelo ultrassom é o tálamo, conforme figura abaixo:
O procedimento leva em torno de 40 minutos.
Para quais doenças o ultrassom de alta intensidade pode ser aplicado?
Ele vem sendo utilizado em 2 situações específicas:
Doença de Parkinson com tremor
e
Tremor Essencial
Na doença de Parkinson o sintoma alvo é o tremor, e não a lentidão dos movimentos. Portanto, deve ser bem indicado pelo médico. Já no tremor essencial, o sintoma alvo também é o tremor, que muitas vezes é muito debilitante.
Mas vale ressaltar que o Ultrassom não é cura das doenças! Ele é um tratamento do sintoma em si, no caso, tremor. E a melhora não é de 100%….
No vídeo abaixo explico em detalhes o procedimento, confira:
Artigo escrito pelo Dr. Rubens Gisbert Cury
Médico Neurologista especialista em doença de Parkinson, Tremor Essencial, Distonia, e Estimulação Cerebral Profunda (DBS, deep brain stimulation). Doutorado em Neurologia pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado em Neurologia pela Universidade de São Paulo e Universidade de Grenoble, na França.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Rubens Cury Neurologista especialista em doença de Parkinson e TremoresMédico Neurologista especialista em doença de Parkinson, Tremor Essencial, Distonia, e Estimulação Cerebral Profunda (DBS, deep brain stimulation). Possui doutorado em Neurologia pela USP, pós-doutorado em Neurologia pela USP e Universidade de Grenoble, na França, e é Professor Livre-Docente pela USP.
Registro CRM-SP 131445