Tremor essencial em jovens
Postado em: 27/05/2024
O tremor essencial (TE) é uma doença neurológica caracterizada por um tremor incontrolável, que ocorre durante o movimento, em diferentes partes do corpo. As áreas mais afetadas são mãos, braços, cabeça, queixo e voz trêmula. E os sintomas podem ser agravados pelo estresse e pela cafeína.
A causa exata do problema é desconhecida. Mas estudos indicam que a doença pode estar relacionada a falhas de comunicação entre diferentes áreas do cérebro e predisposição genética.
É o transtorno do movimento mais comum que existe. Ele afeta até 5% da população, ou seja, é cinco vezes mais prevalente do que a doença de Parkinson. Pode ocorrer em qualquer idade, mas, na maior parte das vezes, se apresenta na adolescência ou na meia idade, entre 40 e 50 anos, e tende a se agravar ao longo da vida.
Esse distúrbio prejudica a qualidade de vida do paciente, fazendo com que ele deixe de trabalhar ou se torne incapaz de fazer atividades do cotidiano, como trocar de roupa, dirigir, digitar ou escrever à mão.
O tremor essencial não tem cura, mas pode ter o seu avanço controlado por medicamentos que buscam aliviar os sintomas e adiar os tremores. Injeções de toxina botulínica, realização de sessões de fisioterapia e procedimentos cirúrgicos também ajudam o paciente a conviver melhor com o tremor essencial.
Quer saber mais como manter a qualidade de vida com o tremor essencial? Consulte o Dr. Rubens Cury, especialista em Parkinson e cirurgia de DBS.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Rubens Cury Neurologista especialista em doença de Parkinson e TremoresMédico Neurologista especialista em doença de Parkinson, Tremor Essencial, Distonia, e Estimulação Cerebral Profunda (DBS, deep brain stimulation). Possui doutorado em Neurologia pela USP, pós-doutorado em Neurologia pela USP e Universidade de Grenoble, na França, e é Professor Livre-Docente pela USP.
Registro CRM-SP 131445