Novo tratamento para distúrbio comportamental do sono REM
Postado em: 07/06/2023
Um estudo recente sugere que antagonistas duplos dos receptores de orexina (DORAs), medicamentos aprovados para insônia, podem tratar o distúrbio comportamental do sono de movimento rápido dos olhos (RBD). Cerca de 3 milhões de pessoas nos EUA têm RBD, precursor da doença de Parkinson. Durante o sono, pessoas com RBD falam, agitam os braços e pernas e chutam durante o sono.
Em um modelo animal inédito, pesquisadores exploraram essa nova abordagem terapêutica. O Dr. Andrew Varga, coordenador da pesquisa, explicou que tratamentos atuais como clonazepam e melatonina têm efeitos colaterais, mas estão testando uma nova abordagem para distúrbios de comportamento REM. Resultados publicados no Journal of Neuroscience mostraram que DORAs melhoraram a qualidade e duração do sono em camundongos com RBD, reduzindo atividade de sonhos característica.
Os pesquisadores usaram um modelo animal para o estudo, que dizem ser o primeiro a identificar um novo tratamento para RBD.
Descobertas inesperadas foram reveladas. Comportamentos de RBD foram observados em camundongos jovens, mesmo antes de acúmulo de proteína tau, associada ao RBD. RBD pode ser um biomarcador precoce de futuros problemas relacionados à tauopatia.
Esse estudo traz nova perspectiva no tratamento do RBD, destacando melhoria na qualidade de vida dos pacientes, com necessidade de mais pesquisas.
Agende uma consulta com o neurologista Dr. Rubens Cury!
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Rubens Cury Neurologista especialista em doença de Parkinson e TremoresMédico Neurologista especialista em doença de Parkinson, Tremor Essencial, Distonia, e Estimulação Cerebral Profunda (DBS, deep brain stimulation). Possui doutorado em Neurologia pela USP, pós-doutorado em Neurologia pela USP e Universidade de Grenoble, na França, e é Professor Livre-Docente pela USP.
Registro CRM-SP 131445