Estimulação cerebral melhora substancialmente vida dos pacientes com Parkinson
Postado em: 27/02/2023
Estudos e a prática clínica têm demonstrado que a “ESTIMULAÇÃO CEREBRAL MELHORA SUBSTANCIALMENTE A VIDA DOS PACIENTES COM PARKINSON”.
Nesse sentido, se você ainda nunca ouviu falar deste procedimento, a estimulação cerebral profunda (DBS, na sigla em inglês) é uma técnica cirúrgica que tem sido usada com sucesso para tratar pacientes com Parkinson há mais de duas décadas.
A técnica consiste em colocar eletrodos na região específica do cérebro que controla os movimentos, e então estimular essa região com correntes elétricas suaves para melhorar os sintomas da doença.
Confira também: Seis Mitos sobre a doença de Parkinson
E os resultados da DBS têm sido surpreendentes.
Os resultados demonstram que pacientes com Parkinson que antes tinham dificuldades para realizar tarefas simples, como se vestir, comer e se locomover, apresentam melhorias significativas na qualidade de vida após a cirurgia.
Além disso, a estimulação cerebral tem mostrado ser muito mais eficaz do que outras terapias convencionais, como medicações, por exemplo.
A Estimulação Cerebral melhora somente os Sintomas Motores do Parkinson?
Essa é uma pergunta comum, uma vez que os pacientes acometidos pela doença de Parkinson podem vir a apresentar duas categorias distintas de sintomas:
- sintomas motores
Os quais podem ser movimento lento, tremores, rigidez muscular, dificuldades para andar e problemas de equilíbrio.
- sintomas não motores (cognitivos)
Os quais consistem no declínio da função cognitiva, abalos na saúde mental, problemas de sono, distúrbios sensoriais e demência.
Entretanto, a DBS tem um impacto positivo na função cognitiva e na capacidade de pacientes com Parkinson para realizar atividades diárias.
Em outras palavras, essa técnica tem sido usada com sucesso para tratar não só os sintomas motores da doença, como tremores e rigidez, mas também para melhorar a capacidade de pacientes com Parkinson de realizar atividades complexas, como falar e andar.
A técnica de Estimulação Cerebral é segura?
Apesar de ser uma técnica invasiva, a DBS é amplamente considerada segura e eficaz.
A cirurgia é realizada por neurocirurgiões altamente treinados e o paciente é monitorado por equipe médica durante todo o procedimento.
Confira também: A Doença de Parkinson é Hereditária???
Além disso, a técnica pode ser ajustada ou desligada a qualquer momento, caso sejam necessárias alterações.
A Estimulação Cerebral Melhora Substancialmente a Vida dos Pacientes com Parkinson: qualquer paciente pode realizar?
Apesar de ser um tratamento com resultados positivos e tratar-se de uma técnica segura, para o paciente ser submetido a ela, precisa realizar uma avaliação médica antes.
Isso porque é necessário que se realize um estudo acerca do caso, as medicações que estão sendo ministradas e também os possíveis efeitos do tratamento.
Já que, pode ser que ainda não seja o momento de um determinado paciente passar por essa intervenção.
Seja pelo estágio da doença, seja porque ainda existem outros tratamentos que podem ser mais benéficos.
No geral, o tratamento será recomendado quando, mesmo mediante utilização correta dos medicamentos prescritos, não há resposta satisfatória, permanecendo os sintomas.
Agora você já sabe como a Estimulação Cerebral Melhora Substancialmente a Vida dos Pacientes com Parkinson!
Para manter-se atualizado sobre temas relacionados a esse texto, acompanhe sempre meu blog e inscreva-se no Canal do Youtube!
Conheça o blog e o Canal no Youtube do Dr. Rubens Gisbert Cury
Conheça o Dr. Rubens Gisbert Cury, Médico Neurologista especializado em Doença de Parkinson e Estimulação Cerebral Profunda.
Formado pela Universidade de São Paulo (USP) e possui doutorado e pós-doutorado em Neurologia.
Atualmente, é Médico Assistente do Grupo de Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento no Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da USP.
Para mais informações, visite o blog e o canal do Youtube do Dr. Rubens Gisbert Cury! Marque uma consulta clicando aqui ou entre em contato pelo Whatsapp.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Rubens Cury Neurologista especialista em doença de Parkinson e TremoresMédico Neurologista especialista em doença de Parkinson, Tremor Essencial, Distonia, e Estimulação Cerebral Profunda (DBS, deep brain stimulation). Possui doutorado em Neurologia pela USP, pós-doutorado em Neurologia pela USP e Universidade de Grenoble, na França, e é Professor Livre-Docente pela USP.
Registro CRM-SP 131445