Distonia generalizada tem cura?
Postado em: 21/09/2022
A distonia é um distúrbio do movimento, no qual um músculo – ou um grupo muscular – se contrai de forma involuntária e repetitiva. Estas contrações, que podem ser bastante dolorosas, levam a movimentos e posturas anormais.
Já a distonia generalizada é mais comum em crianças e adolescentes. Neste grupo, as contrações acometem o tronco, o pescoço e os membros superiores e inferiores. Os pacientes têm dificuldade em mover o seu corpo livremente e de controlar os seus movimentos.
Essa condição pode provocar também dor e gerar problemas ortopédicos nas articulações e nos músculos.
As principais causas da distonia generalizada são infecções, exposição a determinadas substâncias, alterações genéticas e outros tipos de lesões no cérebro. Existem ainda distonias generalizadas de causa secundária, quando os sintomas ocorrem somente em um lado do corpo. Elas são acompanhadas por outros sinais, dependendo da extensão da lesão no sistema neurológico.
Não há cura para a distonia generalizada. No entanto, temos diversas pesquisas em andamento e o empenho dos especialistas para atenuar os quadros severos.
O primeiro passo é descobrir o que causa a doença. A partir daí, há opções de tratamentos com medicamentos, injeções de toxina botulínica e Estimulação Cerebral Profunda (DBS). Para mais informações e diagnóstico, consulte o neurologista Dr. Rubens Cury, especialista em Parkinson e cirurgia de DBS.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Rubens Cury Neurologista especialista em doença de Parkinson e TremoresMédico Neurologista especialista em doença de Parkinson, Tremor Essencial, Distonia, e Estimulação Cerebral Profunda (DBS, deep brain stimulation). Possui doutorado em Neurologia pela USP, pós-doutorado em Neurologia pela USP e Universidade de Grenoble, na França, e é Professor Livre-Docente pela USP.
Registro CRM-SP 131445