Distonia, contrações musculares involuntárias e anormais

Postado em: 07/12/2022

A distonia é um distúrbio do movimento em que o músculo – ou um grupo muscular – se contrai de forma involuntária, repetitiva, intermitente e prolongada. Estas contrações repetidas geram posturas anormais dolorosas e interferem nas atividades cotidianas.

Pode afetar pequenas regiões, como olhos, pescoço e mãos (as chamadas distonias focais), ou ser segmentada e comprometer mais de um membro, ou até mesmo o corpo todo.

A causa exata da distonia não é conhecida totalmente. Normalmente, a síndrome é provocada pelo mau funcionamento das células do cérebro, que pode ser genético ou surgir como consequência de doença ou lesão, como Acidente Vascular Cerebral, sequelas de infecções do sistema nervoso central, doença de Parkinson ou pancada na cabeça.

Um diagnóstico preciso exige um histórico detalhado do paciente e da família, bem como exames físicos e neurológicos. Testes laboratoriais, de imagem e genéticos também podem ser solicitados pelo neurologista. 

A distonia não tem cura, mas há vários tratamentos disponíveis que podem proporcionar alívio aos sintomas. A seleção do tratamento varia de acordo com o paciente e geralmente depende do tipo e da gravidade da distonia.

As opções de terapia incluem medicamentos, injeções de toxina botulínica e cirurgia. A DBS (estimulação cerebral profunda) pode ser usada para tratar pessoas com distonia severa que não obtiveram resultados no tratamento com agentes farmacológicos.

Quer saber mais sobre o assunto? Agende uma consulta com o Dr. Rubens Cury, especialista em Parkinson e cirurgia de DBS.

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média 5 / 5. Votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Dr. Rubens Cury Neurologista
Contato

Rua Cristiano Viana, 328, cj 201
Pinheiros - São Paulo/SP

Responsável Técnico
Dr. Rubens Gisbert Cury
CRM/SP 131445 - RQE 64840

© Copyright 2024 - Shantal Marketing

...