Conheça a distonia, doença rara que afeta os movimentos
Postado em: 17/05/2023
As distonias são consideradas distúrbios neurológicos que afetam o movimento e são caracterizadas por contrações musculares sustentadas ou intermitentes, produzindo anormalidades dos movimentos, alterações nas posturas corporais, ou ambos.
Segundo o Ministério da Saúde, existem cerca de 65 mil casos de distonia diagnosticados no Brasil e estima-se que há, no mundo, aproximadamente sete mil casos para cada milhão de habitantes.
Essa condição pode acometer apenas algumas partes do corpo, como: mãos, face ou membros inferiores – as chamadas distonias focais; ou diversas partes do corpo, como uma metade do corpo, a cabeça e pescoço, ou então as chamadas de distonias generalizadas que acometem todo o corpo.
Distonia é uma doença que surge de forma gradativa, podendo iniciar como um discreto tremor ou câimbra. Outras vezes surgem como reação a algum medicamento específico ou intoxicação e pode ser de origem genética.
O diagnóstico depende de um relato da história clínica, de um bom exame físico e neurológico. Em casos específicos, um teste genético poderá ser solicitado pelo médico neurologista.
O tratamento inclui fisioterapia, terapia ocupacional, psicoterapia, uso de medicamentos, injeções de toxina botulínica e cirurgias.
Se você está enfrentando sintomas de distonia, não hesite em buscar ajuda. Agende uma consulta com o Dr. Rubens Cury, especialista em Parkinson e cirurgia de DBS há mais de 10 anos.
Leia também:
Sensor pode detectar Parkinson inicial através de análise do sangue
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Rubens Cury Neurologista especialista em doença de Parkinson e TremoresMédico Neurologista especialista em doença de Parkinson, Tremor Essencial, Distonia, e Estimulação Cerebral Profunda (DBS, deep brain stimulation). Possui doutorado em Neurologia pela USP, pós-doutorado em Neurologia pela USP e Universidade de Grenoble, na França, e é Professor Livre-Docente pela USP.
Registro CRM-SP 131445