Neurologista especialista em tratamento do Parkinson
Postado em: 17/12/2021
Parkinson é uma doença neurológica que atinge pessoas de todas as idades, no geral acima dos 55 anos de idade.
Ela acomete tanto homens quanto mulheres, e muitas vezes tem difícil diagnóstico.
Ela atinge a área do cérebro que é conhecida como substância negra, causando uma redução na produção da dopamina, o neurotransmissor responsável pela agilidade e coordenação dos nossos movimentos.
Com a redução da produção de dopamina, os sintomas da doença aparecem, entre eles:
- Lentidão dos movimentos (esse é o principal sinal da doença; a velocidade para realizar atividades como se vestir, tomar banho, andar, fica reduzida);
- Tremor de repouso (com os braços relaxados, em repouso, aparece um tremor geralmente em uma das mãos);
- A Voz fica baixa;
- Problemas intestinais (intestino preso);
- Rosto com pouca expressão;
- Micrografia (a escrita fica pequena).
O diagnóstico inicial pode ser difícil, pois Parkinson pode ser confundido com outras doenças neurológicas, reumatológicas ou mesmo ortopédicas.
É por isso que a atuação de um neurologista especialista em tratamento de Parkinson é tão importante.
Ele irá identificar os sintomas e realizar um diagnóstico correto.
Diante disso, hoje vamos te apresentar o Dr. Rubens Cury, médico neurologista especialista em Doença de Parkinson.
Conheça o Dr. Rubens Cury!
– Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2002-2007).
– Residência Médica em Neurologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) (2008-2011).
– Possui título de Especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia (2011).
– Defendeu o doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) em 2015, com tese dedicada ao estudo da doença de Parkinson.
– Realizou especialização em doença de Parkinson e Estimulação Cerebral Profunda (DBS, deep brain stimulation) na Universidade de Grenoble, na França (2016), onde também realizou o Pós-Doutorado, em parceria com a USP. A tese de pós-doutorado analisou os efeitos da cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda em pacientes com tremor, doença de Parkinson e distonia.
Atualmente tem diversos cargos, tais como:
- Coordenador do Ambulatório de Estimulação Cerebral Profunda (DBS) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP;
- Médico Assistente do Grupo de Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
- Médico Neurologista no Hospital Sírio-Libanês;
- Médico Neurologista no Hospital Samaritano;
- Médico Neurologista no Hospital Israelita Albert Einstein;
- Membro do programa de Pós-Graduação da USP, onde orienta alunos de doutorado e mestrado com foco em pesquisa para doença de Parkinson, distonia, tremor e neuromodulação (Estimulação Cerebral Profunda [DBS] e Estimulação Não-Invasiva [Estimulação Magnética Transcraniana e Estimulação Direta por Corrente Contínua]). Tem diversos artigos publicados nas principais revistas de neurologia do mundo, e ministra aulas em congressos nacionais e internacionais sobre doença de Parkinson.
Caso queira ter acesso ao seu currículo, clique aqui!
Sua publicações estão disponíveis aqui.
Conheça a clínica do Dr. Rubens Cury!
Além de todas suas atuações em hospitais de renome e no âmbito da academia, o Dr. Rubens Cury também está à frente de clínica especializada no diagnóstico e tratamento das várias patologias do sistema nervoso.
Seu foco é a doença de Parkinson, Distonias e Tremores e outros distúrbios do movimento.
A proposta de sua clínica é oferecer um tratamento de ponta, humanizado e personalizado.Para conhecer mais sobre o Dr. Rubens e sua atuação acompanhe nosso blog ou agende uma consulta!
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Rubens Cury Neurologista especialista em doença de Parkinson e TremoresMédico Neurologista especialista em doença de Parkinson, Tremor Essencial, Distonia, e Estimulação Cerebral Profunda (DBS, deep brain stimulation). Possui doutorado em Neurologia pela USP, pós-doutorado em Neurologia pela USP e Universidade de Grenoble, na França, e é Professor Livre-Docente pela USP.
Registro CRM-SP 131445