Como é o tratamento de distonia cervical com toxina botulínica terapêutica?

Postado em: 06/03/2023

A distonia cervical é uma condição neurológica que afeta os músculos do pescoço, resultando em contrações involuntárias e prolongadas dos músculos cervicais. Essas contrações podem causar diversos sintomas, como dor no pescoço, rigidez, movimentos anormais da cabeça, limitação da amplitude de movimento e posturas anormais da cabeça e pescoço.

O tratamento com injeções de toxina botulínica é uma das opções terapêuticas mais comuns para a distonia cervical. A toxina é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum que pode ser utilizada em pequenas doses para bloquear a liberação de um neurotransmissor chamado acetilcolina. Esse neurotransmissor estimula a contração muscular, e ao bloqueá-lo, a toxina costuma relaxar os músculos afetados.

No tratamento, a toxina é injetada diretamente nos músculos do pescoço afetados pela distonia. O efeito começa a ser sentido alguns dias após a injeção e pode durar de três a seis meses. Entre os seus efeitos estão a redução dos espasmos musculares, alívio da dor e melhora da postura da cabeça e do pescoço. Além disso, o Botox geralmente é muito bem tolerado, com poucos efeitos colaterais.

É importante destacar que o tratamento com toxina botulínica não é indicado para todos os pacientes com distonia cervical, converse com o seu médico. Agende uma consulta com o neurologista Dr. Rubens Cury, especialista em Parkinson e cirurgia de DBS.

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média 0 / 5. Votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Dr. Rubens Cury Neurologista
Contato

Rua Cristiano Viana, 328, cj 201
Pinheiros - São Paulo/SP

Responsável Técnico
Dr. Rubens Gisbert Cury
CRM/SP 131445 - RQE 64840

© Copyright 2025 - Shantal Marketing

...