Estimulação Cerebral Profunda: como é feito o tratamento?
Postado em: 14/12/2022
Como fazer Estimulação Cerebral Profunda?
A Estimulação Cerebral Profunda, do inglês Deep Brain Stimulation (DBS), é um tratamento cirúrgico que ajuda a controlar alguns sintomas de distúrbio do movimento. A técnica é amplamente utilizada para tratar pessoas com doença de Parkinson, tremor essencial e distonia, cujos sintomas não são mais controlados por medicação.
A equipe cirúrgica utiliza a tomografia computadorizada durante a própria cirurgia, juntamente com uma ressonância magnética do cérebro do paciente, para posicionar precisamente os eletrodos no cérebro, ao mesmo tempo em que busca a prevenção de hemorragias ou complicações decorrentes da inserção do eletrodo.
Depois disso, o médico insere um ou dois fios isolados, chamados de eletrodos no cérebro. Os eletrodos são conectados a um estimulador (semelhante a um marca-passo), que é inserido normalmente sob a pele no peito. O dispositivo produz impulsos elétricos que estimulam uma região específica do cérebro, ajustando os desequilíbrios químicos dentro do cérebro que causam várias condições.
Vantagens da cirurgia DBS
- Pode ser realizada em um ou ambos os lados do cérebro, dependendo dos sintomas.
- Os efeitos são reversíveis e podem ser personalizados para o quadro clínico de cada paciente.
- As configurações de estimulação podem ser modificadas para diminuir os possíveis efeitos colaterais e melhorar a eficácia ao longo do tempo.
- O dispositivo fornece controle contínuo dos sintomas 24 horas por dia.
- Os pacientes que passaram por DBS podem participar de outros tratamentos, como células-tronco ou terapia genética, quando estiverem disponíveis.
Embora não seja uma cura, a cirurgia DBS ajuda o paciente a melhorar suas práticas do cotidiano. O paciente, que antes não era capaz de realizar atividades corriqueiras do dia a dia, torna-se mais ágil e vê sua qualidade de vida se transformar. Escovar os dentes, pentear os cabelos, tomar água e cortar um bife deixam de ser desafios para ele.
Consulte o neurologista Dr. Rubens Cury, especialista em Parkinson e cirurgia de DBS, para saber se o tratamento é indicado para o seu caso.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Rubens Cury Neurologista especialista em doença de Parkinson e TremoresMédico Neurologista especialista em doença de Parkinson, Tremor Essencial, Distonia, e Estimulação Cerebral Profunda (DBS, deep brain stimulation). Possui doutorado em Neurologia pela USP, pós-doutorado em Neurologia pela USP e Universidade de Grenoble, na França, e é Professor Livre-Docente pela USP.
Registro CRM-SP 131445